Adquirir um imóvel envolve uma grande quantia financeira, portanto, o comprador deve tomar algumas precauções para evitar problemas futuros.
Neste sentido, deve haver um planejamento para encontrar aquele que melhor atende às suas necessidades: moradia ou comércio, pronto ou na planta, casa ou apartamento, entre outros. Também deve-se verificar o valor médio do imóvel desejado e se será necessário realizar um financiamento para efetivar a sua compra.
Após esses itens, deve-se observar:
→ Localização:
Confira se a rua onde o imóvel está localizado é movimentada, segura e barulhenta durante os mais diversos horários do dia, inclusive à noite. Perceba os hábitos e ritmos da vizinhança.
Verifique a existência de bares, igrejas, boates, restaurantes e outros comércios que possam perturbar o sossego no período noturno. Observe o trânsito, conheça a infraestrutura do bairro, e observe a proximidade a mercados, padarias, farmácias, escolas, hospitais e outros serviços.
→ Documentação:
Deve-se solicitar ao vendedor do imóvel a certidão negativa de ônus e IPTU, para verificar se o imóvel está livre de dívidas e se possui débitos com a prefeitura, o título da propriedade com registro, além da planta baixa e do alvará de utilização (conhecido como carta de “Habite-se”).
Em caso de imóveis na planta, além dos documentos elencados, deve-se observar o projeto da casa com muito cuidado, para se certificar de que o tamanho da construção é realmente satisfatório.
→ Contrato de compra e venda:
O contrato de compra e venda de imóveis é uma forma de garantir uma transação imobiliária. Ele descreve os direitos e obrigações tanto do vendedor quanto do comprador, evitando problemas futuros.
É essencial que ele contenha o máximo de informações sobre o imóvel, todas as partes envolvidas, os meios de pagamento e a documentação da propriedade, além dos prazos a serem cumpridos. Deve também expressar quais as penalidades em caso de descumprimento das obrigações por uma das partes.
Deve ser redigido por um advogado. Além disso, deve ser analisado minuciosamente antes de ser assinado, isto é, o comprador deve se certificar de que concorda com as cláusulas.
Em caso de dúvida, entre em contato conosco!




